728x90 AdSpace

  • Latest News

    Entrevista com Yan Gomes


    Olá pessoal, aqui é o Felipe Carneiro do "1,2,3 inning", mas dessa vez não vim postar para a coluna, vim postar a entrevista com o Yan Gomes. O cara é muito gente boa e na entrevista falou sobre a rotina dele na Double-A pelo New Hampshire Fisher Cats, sobre como descobriu o beisebol os jogadores da MLB que ele enfrentou.

    Felipe: Então Yan, eu queria que você começasse falando sobre como descobriu o baseball, aonde você jogava e os campeonatos que você disputou no Brasil.

    Yan Gomes: Eu comecei jogar beisebol quando tinha 6 a 7 anos no Bunkyo em Mogi das Cruzes, e na verdade foi meu Pai que conheceu um tecnico cubano que falou pra ele levar eu e meus irmãos pra ver se agente gostaria jogar e eu lembro jogando em campeonatos la em Londrina, Suzano, Curitiba. E eu até acabei jogando na seleção brasileira que fomos pra México
    e também um Pan-americano que fomos pro Peru.

    Felipe: Bacana. E você foi aos Estados Unidos para jogar beisebol ou havia algum outro motivo?

    Yan Gomes: O beisebol era uma grande parte da minha vida quando eu tava no Brasil, mas a gente mudou para os EUA por causa da minha Mãe que acabou pegando um trabalho aqui com o meu tio que já morava aqui.

    Felipe: E você jogou no High School antes do College?

    Yan Gomes: Eu joguei numa escola em Miami, Miami Southridge Senior High e depois acabei indo pra University of Tennessee.

    Felipe: Lá em Tennessee você já tinha a ambição de virar profissional ?

    Yan Gomes: Eu sempre quiz jogar pro, mas eu sempre pensava que ia ser muito difícil, mas quando eu joguei lá em Tennessee eu comecei a ver que eu consigo jogar no mesmo nível que os melhores jogadores.

    Felipe: E como era sua concorrência lá com o hoje catcher do Blue Jays J.P. Arencibia ?

    Yan Gomes: Eu e ele eramos grandes amigos quando a gente estava lá em Tennessee e ainda somos também.

    Felipe: E qual foi o motivo de você trocar a sua Universidade para uma de reputação inferior em termos de beisebol depois?

    Yan Gomes: Foi um motivo pessoal porque a escola teve uma troca de técnico, e não estava dando certo ficar lá, e eu pensei que o melhor para meu futuro seria trocar de universidade.

    Felipe: Foi uma boa, já que você atualmente é o unico brasileiro nas minors que foi draftado.

    Yan Gomes: Eu nem sabia isso.

    Felipe: Como você recebeu a noticia que o Blue Jays tinha te draftado?

    Yan Gomes: Foi um dia super feliz para mim e minha família, eu tava vendo no computador esperando eu ser chamado ai o Blue Jays me ligou falando que eles me pegaram.

    Felipe: Deve ter sido realmente bacana. E qual ano foi o mais difícil para você desde que entrou na organização ?

    Yan Gomes: Todos os anos tem sido um desafio, cada ano eu começo a jogar com jogadores melhores e melhores, a única grande diferença foi o taco de madeira.

    Felipe: E durante esses anos seus aí você formou bateria com algum arremessador da MLB?

    Yan Gomes: Se eu já catchei pitchers que tão pitchando na MLB?

    Felipe: Sim.

    Yan Gomes: Eu acho que já catchei todos os nossos pitchers do Blue Jays, quando a gente tem Spring Training eles chamam pessoas da Minors pra jogar junto, o negócio é que agora tem bastante jogadores sendo chamado pra MLB que eu conheço pessoalmente que eu joguei contra em college ou em times de verão.

    Felipe: Entendi. E existe algum jogador da MLB que você se inspire?

    Yan Gomes: Quando eu estava no High School lá em Miami eu adorava ver o Ryan Braun jogar na University de Miami.

    Felipe: Ele realmente é um grande rebatedor e um baita fielder.

    Felipe: O Nycolas Falcão mandou a seguinte pergunta: Existe algum ponto que você está se empenhando mais em desenvolver, como o braço para eliminar corredores ou o contato com a bola rebatendo?

    Yan Gomes: Sendo um catcher eu sempre tenho que pensar em defesa primeiro e depois rebater, eu sempre estou tentando desenvolver uma parte do meu jogo de defesa, sendo o meu braço ou bloqueando as bolas melhores...

    Felipe: E como é sua rotina na Double-A?

    Yan Gomes: A minha rotina quando eu chego no campo ou de vida na Double A?

    Felipe: Rotina de treino, preparação pro jogo e etc.

    Yan Gomes: Eu sempre tento chegar no campo cedo, só para dar uma suada pra aquecer o corpo, ai eu vou bater e tento fazer o mesmo treinamento pra me sentir bem com o meu swing ai a gente faz batingo com o time inteiro no campo, e quando começa chegar mais perto do jogo eu tento relaxar e pensar no que eu vou fazer no jogo.

    Felipe:O Nycolas tá perguntando qual seu ponto forte e fraco segundo você, mas eu acho melhor esconder o ponto fraco dos adversários né (risos)?

    Yan Gomes: (risos) O ponto fraco não posso falar, mas o forte eu acho que é ser um catcher que também consegue bater.

    Felipe: Isso concerteza é um ponto forte.

    Felipe: Qual foi o pitcher e qual foi o rebatedor mais difícil que você já enfrentou?

    Yan Gomes: O pitcher pra mim foi o David Price (Tampa Bay Rays), eu enfrentei ele no college e um rebatedor pode ser o Gordon Beckham do Chicago White Sox ou o Matt LaPorta do Cleveland Indians, tudo no college.

    Felipe: Em breve será o Halladay e o Pujols pode deixar(risos).

    Yan Gomes: Se Deus quiser!

    Felipe: Estão me lembrando que talvez seja o Strasburg, e não muito longe.

    Yan Gomes: Vamos ver, ele está pra arremessar contra nós semana que vem.

    Felipe: Você rebate um Home Run e diz na entrevista que foi para o Beisebol Links (risos).

    Yan Gomes: (risos) Valeu.

    Felipe: O Brasil foi confirmado para o proximo World Baseball Classic. Podemos ver uma bateria com Andre Rienzo e Yan Gomes?

    Yan Gomes: Seria uma honra jogar pelo Brasil no Classic.

    Felipe: Acho que isso será mais fácil que enfrentar o Price.

    Felipe: No próximo Spring Training, será que você já irá jogar após a sua boa temporada?

    Yan Gomes: Na MLB?

    Felipe: Sim.

    Yan Gomes: Se Deus quiser, seria um sonho se tornado realidade.

    Felipe: Ia ser legal para o fãs do Brasil também.

    Yan Gomes: E todo mundo aqui vai saber que eu sou brasileiro.

    Felipe: Vou perguntar sobre dois jogadores agora, um é seu companheiro de equipe e o outro é um pouco meu lado torcedor perguntando: Travis d'Arnaud e Will Middlebrooks. Como você avalia as chances deles serem destaque na MLB ?

    Yan Gomes: Os dois são tremendos jogadores, eu conhecendo o Travis, ele é um destaque nessa liga aqui e vai ser um grande jogador para qualquer time que ele jogar e o Middlebrooks tem bastante força e disciplina de defesa.

    Felipe: E agora a pergunta feita pelo Diego Suzumura e pelo Edevarvmjr: De 1 a 10 como você avalia suas chances de ir para a MLB?

    Yan Gomes: (risos) Para mim seria 10.

    Felipe: Gostei da Resposta!

    Felipe: Desenvolver um pitching calling é muito trabalhoso? Pergunta do Gabriel Romão.

    Yan Gomes: É muito trabalho porque você tem que sempre lembrar de todos os rebatedores de todos os times e saber os melhores pitches do seu pitcher.

    Felipe: Existe alguém na Staff que de dicas para vocês sobre os rebatedores adversarios?

    Yan Gomes: O nosso staff aqui é um staff super legal e experiente o nosso manager Sal Fasano foi catcher na MLB por mais de 10 anos e tambem o nosso pitching coach

    Felipe: Eu ouvi uma pergunta a você sobre o Fasano em um site de um fã do Jays. Nessa mesma entrevista fizeram uma pergunta a você que a qualidade do áudio não estava boa e eu não entendi a resposta. É normal os pitchers agradecerem a você pelo pitching calling de alguns jogos difíceis?

    Yan Gomes: Tem pitchers que agradecem, não é tão normal mas tem uns pitchers que entre innings vem falar pra mim que eles gostaram o pitch que eu chamei numa situação.

    Felipe: Deve ser bem gratificante. Tipo, eu estudei o time por 4 horas, mas valeu a pena.

    Yan Gomes: Vale a pena.

    Felipe: Como o catcher se sente quando o pitcher discorda do pitching calling e acaba sofrendo o hit?

    Yan Gomes: Isso é parte do jogo não é toda hora que eu e o pitcher vamos concordar no que lançamos e também se o pitcher tem confiança em um pitch que ele quer lançar tem que deixar.

    Felipe: Alguma vez você ja se estressou com essa situação?

    Yan Gomes: Não muito se for algumas vezes, mais se sempre for a mesma coisa sim.

    Felipe: Você mantém contato com algum outro brasileiro que joga aí?

    Yan Gomes: Não, eu conheço um que jogava pro Phillies, mas não joga mais, eu não conheço outro.

    Felipe: E por ser brasileiro você precisou provar seu jogo para os americanos ou nunca sofre preconceito?

    Yan Gomes: Eles sempre perguntam por que eu tô jogando beisebol (risos), e não futebol, mas depois de um tempo eu provei o meu jogo.

    Felipe: E no futebol, você poderia ter sido profissional aí também?

    Yan Gomes: Eu adoro jogar mais nunca levei tão sério.

    Felipe: Sobre os brasileiros aí na milb, você não conhece como você disse, mas você já ouviu falar sobre eles? Principalmente o Paulo Orlando?

    Yan Gomes: Eu ja escutei sobre ele porque eu estou tentando achar mais brasileiros jogando mais nunca joguei contra ele.

    Felipe: Os mais famosos são o Paulo Orlando e o André Rienzo, e na seleção também vocês devem se conhecer (risos).

    Yan Gomes: Eu tô vendo que bastante pessoas não sabiam que eu sou brasileiro.

    Felipe: Acontece quando se faz parte de um esporte com numero de jogadores tão grande, mas você está falando dentro do seu time?

    Yan Gomes: Não, entre todo mundo.

    Felipe: Daqui a pouco vão levar bolas de futebol para você autografar (risos).

    Yan Gomes: Não, foi este ano que pessoas começaram a me reconhecer como um jogador brasileiro.

    Felipe: Outra pergunta do Gabriel Romão, quando você se aposentar você tem vontade de voltar ao Brasil e incentivar o esporte?

    Yan Gomes: Eu tenho vontade de voltar numa offseason e ver as academias de beisebol que tem aí agora, porque faz um tempo que eu nao volto pro Brasil.

    Felipe: Conhece o fórum brasileiro de beisebol, o Fórum Strike Out?

    Yan Gomes: Não.

    Felipe: www.forumstrikeout.net , acho que seria uma boa você marcar território lá. Daqui a pouco você fica mais famoso e começam a xingar seus jogos aí já viu né? (risos).

    Felipe: Você será elegível para o rule 5 draft em que ano?

    Yan Gomes: Daqui a 3 anos.

    Felipe: Talvez até lá você já esteja no 40-man roster, mas existe algum outro time que você gostaria de jogar?

    Yan Gomes: Por mim qualquer time seria legal o meu sonho e jogar na MLB.

    Felipe: Você mês passado ou início desse mês, não estou me lembrando bem agora, subiu para jogar na AAA alguns poucos jogos e não foi muito bem no bastão. O nível é tão diferente da AA?

    Yan Gomes: Não é tão difícil mas eu sei que o meu batting stats parece mal, mas eu tava batendo a bola forte e jogando bem e eu prefiro dizer diferente, não difícil.

    Felipe: Entendi. Para encerrar, algum recado para o pessoal do Brasil?

    Yan Gomes: Só um grande abraço para galera de Mogi das Cruzes, Braz Cubas, e para os fãs de beisebol aí no Brasil, os técnicos que eu tinha aí e o Augusto Fonseca.

    Felipe: Obrigado Yan e lembra, HR no Strasburg dedicatória pro Beisebol Links (risos).

    Yan Gomes: Valeu (risos)

    Agradecemos ao Yan Gomes pela entrevista e a todos que enviaram as suas perguntas, esperamos que todos tenham gostado bastante da entrevista.

    Fica a nossa torcida para que logo o Yan possa brilhar na MLB abrindo assim quem sabe as portas para mais brasileiros brilharem por lá também.

    .
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comentários:

    1. Cássius Alexandre Cipriano22 de agosto de 2011 às 23:40

      Maneiro. A posição de catcher não é nada fácil e ter um catcher com bom poder ofensivo realmente é uma vantagem. Todo o sucesso possível para o Yan Gomes e também para o Felipe, que conduziu a entrevista.

      ResponderExcluir

    Caro leitor,

    Caso não tenha uma Conta Google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e também seja feito um lembrete para a visitação da página que for indicada em seu comentário.

    Sobre os Colunistas

    As opiniões dadas por nossos colunistas são de total responsabilidade dos mesmos, podendo assim não a ser a mesma dos autores do blog Beisebol Links.

    Orientação:

    Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

    O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

    Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Beisebol Links um blog de qualidade para todos os seus leitores.

    Item Reviewed: Entrevista com Yan Gomes Rating: 5 Reviewed By: Felipe
    Scroll to Top