Major League Baseball (MLB) é o nível mais alto de jogo em beisebol profissional nos Estados Unidos da América. Mais especificamente, Major League Baseball ("MLB") refere-se à entidade que opera as duas melhores ligas da América do Norte, a Liga Nacional e a Liga Americana, por meio de uma estrutura organizacional conjunta que existe entre elas desde 1920.
Ela é composta por 30 times (29 americanos e 1 canadense) divididos em duas sub-ligas: American League (Liga Americana), com 14 times, e a National League (Liga Nacional), com 16 times. Essas duas sub-ligas são divididas em três divisões cada: Central, Leste e Oeste.
Times da Liga Americana
Times da Liga Nacional
Informações detalhadas das equipes no site oficial da Major
A grande diferença entra as ligas é que enquanto na National League os pitchers também vão para o bastão em busca da rebatida, na American League existe o rebatedor designado que não participa do jogo nos turnos de defesa de seu time, ele apenas “troca” de lugar com o pitcher de sua equipe no ataque, sem que seja necessária ocorrer uma substituição. Caso ocorra um jogo entre times da National e da American, a regra é válida de acordo com o time mandante. Se a partida for no estádio de um time da Liga Americana, haverá o rebatedor designado, mas se for no estádio da Liga Nacional, os pitchers vão para a rebatida.
Temporada Regular
Em geral, a temporada regular da MLB tem duração de 7 meses (Abril-Outubro). Durante este período as equipes fazem 162 jogos (sim, é muito jogo!). A maior parte dessas partidas ocorre entre times da mesma liga (Nacional joga com Nacional e Americana com Americana), porém em algumas semanas da temporada ocorre o chamado “Período Interligas” em que se enfrentam equipes das duas ligas.
Classificação dos Times
Os times são classificados dentro de suas divisões. O critério adotado para classificar as equipes é o número de vitórias durante a temporada. O líder da divisão é o que tem mais Wins (vitórias) e ele se separa dos adversários por Games Back (número de jogos atrás). Para entender melhor, basta fazer um simples cálculo: cada vitória do time vale “0.5 ponto” e a cada derrota o time perde “0.5 ponto”. Assim a equipe fica um número total de pontos e para saber quantos Games Back está atrás do líder basta subtrair dos pontos do líder o número de pontos obtidos por este cálculo. Vamos exemplificar:
Na temporada de 2008, a classificação final da Divisão Leste da American League foi a seguinte:
Tampa Bay venceu 97 jogos, ou seja, marcou 48.5 pontos (97 x 0.5=48.5) e perdeu 65 jogos, perdendo assim 32.5 pontos (65 x 0.5= 32.5). Sua pontuação final é de 16 pontos (48.5 – 32.5 = 16).
Boston por sua vez venceu 95 jogos, marcando 47.5 pontos e perdeu 67 jogos, ou seja, 33.5 pontos. Sua pontuação final é de 14 pontos (47.5 – 33.5 = 14).
Assim, para descobrir o número de jogos atrás de Boston em relação a Tampa é só fazer a subtração 16 – 14 = 2 Games Back.
Wild Card
Se não for possível a classificação em primeiro lugar de sua divisão, os times ainda tem uma chance para tentarem o título da MLB: o Wild Card. Ele consiste em conceder ao melhor segundo colocado de todas as divisões de uma liga o direito de ir para a pós temporada.
Pós Temporada
Após os times realizarem todos os seus jogos, começa a pós temporada. Classificam-se para ela oito times da MLB:
-Melhor time da Divisão Central da American League
-Melhor time da Divisão Leste da American League
-Melhor time da Divisão Oeste da American League
-Wild Card da American League
-Melhor time da Divisão Central da National League
-Melhor time da Divisão Leste da National League
-Melhor time da Divisão Oeste da National League
-Wild Card da National League
Começam então os Play-offs:
Divisional Series
Os quatro confrontos são formados da seguinte maneira dentre os times classificados:
-Time com mais vitórias da AL x Time com menos vitórias da AL
-2º Time com mais vitórias da AL x 3º Time com mais vitórias da AL
-Time com mais vitórias da NL x Time com menos vitórias da NL
-2º Time com mais vitórias da NL x 3º Time com mais vitórias da NL
A série é jogada numa melhor de cinco partidas. As quatro equipes que saírem vitoriosas vão para a League Championship Series.
League Championship Series
São formados dois confrontos entre os dois vencedores de cada liga para ver quem são os campeões da American e da National League. A série é jogada numa melhor de sete partidas. Os vencedores sagram-se os melhores de suas respectivas ligas na temporada e vão para a tão sonhada World Series em busca do título da MLB.
World Series
Na World Series, cada equipe defende sua liga em outra série melhor de sete jogos. Aquele que vencer quatro jogos primeiro consagra-se o campeão da temporada da MLB.
All Star Week
No meio da temporada regular ocorre o chamado “All Star Week”, ou seja a “Semana das Estrelas”, que é comum nos EUA e que consiste num período em que a Major League realiza eventos festivos (e que lhe rendem um bom lucro). A cada ano, uma cidade é escolhida como sede. Os principais eventos são:
- Home Run Derby: São selecionados quatro jogadores de cada liga (Americana e Nacional) que tenham potência no bastão e estejam com bom desempenho na temporada. Cada um deles leva consigo um “arremessador”, que lança bolas fáceis de serem rebatidas, com o intuíto de seu companheiro conseguir bater Home Runs. Depois de algumas rodadas, aquele que conseguir rebater o maior número de homers é o vencedor da disputa.
- All Star Game: A grande atração. São formados dois times: um que representa a AL e outro a NL. Os nove titulares são escolhidos por votação do público, que elege os jogadores que estejam sendo os melhores de suas posições na temporada (ou pelo menos, teoricamente, seria isso, mas muita gente vota em seus jogadores favoritos sem levar em conta seu real desempenho). É designado também um técnico, que deve pertencer a um time da liga que defende. Ele será encarregado de convocar os reservas e montar as estratégias da equipe. Um detalhe importante é que apesar de um jogo festivo, a liga que vencer a partida dá o direito de seu representante na World Series ter um mando de campo a mais que seu adversário.
Fonte: www.blogdobeisebol.com/
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor,
Caso não tenha uma Conta Google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e também seja feito um lembrete para a visitação da página que for indicada em seu comentário.
Sobre os Colunistas
As opiniões dadas por nossos colunistas são de total responsabilidade dos mesmos, podendo assim não a ser a mesma dos autores do blog Beisebol Links.
Orientação:
Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.
O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.
Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Beisebol Links um blog de qualidade para todos os seus leitores.