728x90 AdSpace

  • Latest News

    Setembro do Terror

    Minhas saudações aos leitores do Blog, Beisebolmaníacos e Red Sox Fans (ou não). A partir de hoje, estarei junto com vocês aqui no Beisebol Links falando um pouco sobre o passado, presente e futuro do Boston Red Sox, time da Divisão Leste da American League da Major League Baseball. Tentarei utilizar de uma linguagem bem clara, explicando passo a passo, até pra quem não tem grandes conhecimentos em beisebol e querem, de certa forma, serem integrados no esporte.

    Acredito eu que não poderia começar a escrever neste espaço num momento mais delicado dos Red Sox. Time fora dos playoffs, manager pedindo demissão e muitos rumores. Mas vamos por partes.

    Julho de 2011, os Red Sox despontavam como o "time sensação" da MLB. Com uma boa folga na liderança da Divisão, tudo parecia caminhar bem. E assim foi até o final de agosto, quando o time começou a "desandar". Derrotas e derrotas e o que parecia improvável acontecia. O NY Yankees ultrapassou os Red Sox e conseguiu colocar uma vantagem de 2 a 6 vitórias, índice que foi variando durante a primeira quinzena do mês de setembro, até aumentar de vez e ficar inalcançável. Setembro foi tão tenebroso que começou logo com uma derrota para os Yankees e um 10x0 no dia seguinte para o Texas Rangers.

    Mas até aí tudo bem, afinal, a boa campanha durante os meses de junho, julho e agosto estava rendendo a classificação para os playoffs pela Wild Card (melhor segundo colocado dentre as Ligas Leste, Central e Oeste). No início de setembro, o Tampa Bay Rays, terceiro colocado da Divisão Leste tinha 9 vitórias a menos que o Red Sox, uma diferença aparentemente impossível de ser tirada em menos de um mês. Em 10 dias essa diferença havia caído para 5, enquanto os Yankees firmavam-se na primeira posição.

    Até que o medo da Red Sox Nation se tornou real. Na última série da temporada, o Tampa Bay estava a apenas uma vitória de alcançar os Red Sox. E o pior: o Tampa Bay Rays jogaria essa última série contra os Yankees, já garantidos nos playoffs.

    Criou-se um impasse entre os torcedores dos Red Sox: os Yankees (arqui-rivais dos Red Sox) entregariam os três jogos restantes para o Tampa Bay Rays para prejudicar o Boston? Muitos disseram que não, que isso era coisa de campeonato Brasileiro de Futebol. Particularmente, apostei o contrário. A rivalidade de Yankees e Red Sox é histórica e nem se compara com as rivalidades geográficas dos times de futebol brasileiro. A rivalidade é histórica. Quem conhece pouco da história dos times sabe de casos como a Maldição do Bambino, que configura essa rivalidade de uma forma cuja assiduidade não pode sequer ser definida.

    Enquanto o Tampa Bay enfrentava o New York, o Boston Red Sox enfrentava o aparentemente inofensivo Baltimore Orioles, lanterna da Divisão. Só que em período de crise não existe adversário fraco, não é mesmo? No primeiro jogo, vitória mais que esperada do Tampa Bay Rays sobre os Yankees fazendo "corpo mole". Já o Red Sox, em crise, desesperado, sucumbiu diante do fraco Baltimore Orioles. Com isso, estavam empatados Tampa Bay Rays e Red Sox. Se assim permanecesse até o fim, forçaria um jogo de desempate, a ser realizado em Tampa, já que o retrospecto dos Rays havia sido melhor contra os Red Sox na temporada.

    No segundo jogo da série, o Boston Red Sox esboçou uma reação e conseguiu uma vitória apertadíssima sobre o Baltimore por 8x7. Quanto ao jogo dos Rays, preciso nem dizer o que ocorreu, né? Com os Yankees fazendo corpo mole, mais uma vitória fácil.

    Chegava então o dia 28 de Setembro de 2011. Tudo empatado e 2 jogos para definirem quem passaria aos Playoffs. No início, uma surpresa: o New York Yankees vencia os Rays por 7x0 já no início da partida. Recebi um bombardeio de mensagens do tipo "não falei que não iriam entregar", "entrega é só no Brasileirão", "na MLB não existe isso". Mantive minha opinião e mesmo com o 7x0, algo me dizia que os Yankees entregaria aquele jogo. Enquanto isso, o Red Sox vencia os Orioles por 3x2. Tudo bem até aí, se terminasse assim, passaríamos direto aos playoffs. Até que na segunda metade do jogo dos Red Sox, uma chuva paralisou o jogo. Paralelamente, o New York Yankees cedeu o empate ao Tampa Bay Rays, em meio a arremessos medíocres. Particularmente me senti assistindo ao Home Run Derby. O jogo ficou empatado até a nona inning, levando o jogo às innings extras. Enquanto isso, o jogo dos Red Sox havia recomeçado. E assim permaneceu até a nona inning. 2 out, 2 strikes. Mais um strike e o jogo terminava ali. Mas o improvável aconteceu e o grande Papelbon, que havia acabado de entrar, cedeu uma corrida ao Baltimore, 3x3. É o tipo de situação que você diz que "pior do que tá não fica". Mas ficou. No arremesso seguinte, outra rebatida e mais uma corrida cedida. Final de jogo, Baltimore Orioles 4x3 Boston Red Sox. Neste momento, não tive reação. Olhava para a TV tentando encontrar uma explicação pro que havia ocorrido. Logo os Red Sox, característicos por superar as adversidades nos momentos difíceis, reverter placares impossíveis, promover viradas sensacionais, como a ALCS de 2008, enfim. Ali eu tive certeza que havíamos dado adeus aos playoffs.

    Restava torcer para os Yankees, mas sinceramente, dava pra acreditar que os Yankees após fazer corpo mole por dois jogos iriam dificultar ali no final, sabendo que se cedessem a vitória veriam os Red Sox fora dos playoffs? E assim foi: num arremesso medíocre que até minha avozinha querida acertava um melhor, foi cedido um Home Run pro Longoria, se não me engano. Vitória dos Rays e a classificação para os playoffs.

    Na sexta-feira, o manager Terry Francona anunciava que após 7 anos, estava deixando o comando da equipe, deixando um mal estar absurdo na equipe. Aquele mês de setembro parece que destruiu anos de trabalho. Tudo havia dado errado.

    Na sequência, New York Yankees provou o gosto de sua própria mediocridade de ter entregue os jogos e foi eliminado pelo Detroit Tigers. O Tampa Bay também não foi forte o suficiente e sucumbiu diante do Texas Rangers. Pois é, de que valeram as entregas? O Red Sox pode ter sido eliminado de forma vergonhosa, mas a mediocridade maior da temporada não foi essa. Entendam como quiserem. É um ano para ser esquecido.

    ------------------------------------------

    Ainda não chegamos nem ao fim da temporada, mas os rumores da Postseason já começam fortes. Foram ne sondados nomes de Sandy Alomar Jr., Pete Mackanin, Ryne Sandberg, dentre outros. Na minha opinião, nenhum ao nível de Terry Francona. Não aprovo nem desaprovo essa saída do Francona. Acredito sim que fará falta, mas é melhor ele ter saído que continuar trabalhando de forma desconfortável. Vida que segue.

    A novidade maior até agora foi a contratação de um novo GM, Theo Epstein. Junto com os rumores, virão muitos boatos, como já dizem por aí que David Ortiz trocará o Red Sox pelos Yankees, dentre outros. São boatos absurdos, mas como nesse mundo tudo é imprevisível, não descarto nada.

    Por hoje vou ficando por aqui, agradecendo ao Amauri pela oportunidade de estar escrevendo neste espaço aqui e a você leitor do Beisebol Links pela confiança.

    Forte abraço.
    Keep the faith!

    Ewerton Fintelman
    contato@ewertonfintelman.com
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Caro leitor,

    Caso não tenha uma Conta Google, escolha a opção "Nome/Url" em "Comentar Como" , para que o seu nome apareça em seu comentário no post, e também seja feito um lembrete para a visitação da página que for indicada em seu comentário.

    Sobre os Colunistas

    As opiniões dadas por nossos colunistas são de total responsabilidade dos mesmos, podendo assim não a ser a mesma dos autores do blog Beisebol Links.

    Orientação:

    Agradecemos o seu comentário, pois ele é de muita importância para todos nós, tendo em vista que a troca de informações e opiniões é algo realmente muito interessante de se fazer, mas mesmo respeitando a forma das pessoas pensarem e as opiniões adversas, avisamos a que nosso blog tem o intuito de ser o mais integro possível, assim sendo, não serão aceitos comentários racistas e/ou discriminatórios, que promovam atividades ilegais ou ilícitas e todo o que tiver conteúdo obviamente falso ou com o intuito de promover "brincadeiras", será removido.

    O blog se reserva o direito de rejeitar anúncios ou usuários que utilizarem as ferramentas de forma inadequada ou que não tenham conduta apropriada.

    Muito obrigado por respeitar nossas regras. Elas têm o objetivo de tornar o Beisebol Links um blog de qualidade para todos os seus leitores.

    Item Reviewed: Setembro do Terror Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
    Scroll to Top